A Fé é Um Fruto da Morte de Cristo?



A fé é um fruto da morte de Cristo: Mas não diretamente como é uma satisfação à justiça, mas apenas remotamente, visto que ela procede daquele jus Dominii jus que Cristo recebeu, para enviar o Espírito em que medida e para quem Ele quiser, e para que ela obtenha resultado adequado, e tendo em vista que é necessária para a concretização dos objetivos adicionais da sua morte, na reunião e salvação dos eleitos. Assim isso flui mais diretamente da boa vontade de Deus e do Redentor, o que nós chamamos de predestinação.

Por Que os Eleitos Ainda Gemem Com a Criação?


Primeiro, a principal razão é que é da vontade de Deus que seja assim. Quem deve dispor das criaturas, senão aquele que as criou? Quem deve organizar os tempos e suas transformações, senão o Senhor absoluto? Quem é o único que também tem sabedoria para decidir o que é melhor para a pessoa e poder para garantir que Seu desejo seja realizado? 

Você também pode muito bem perguntar: 

"Por que não podemos ter a primavera e a colheita sem o inverno?", 

como também indagar: 

"Por que não temos esse descanso aqui na terra?".

Contudo, você pode muito bem ver uma boa razão para isso. Primeiro, Deus deveria subverter a ordem estabelecida na natureza, se fosse nos dar esse descanso aqui na terra. Todas as coisas devem chegar a sua perfeição passo a passo. O homem mais forte de todos precisa primeiro ser uma criança; o erudito mais notável precisa primeiro cursar a escola primária e aprender o “ABC”; o artesão mais talentoso foi no início um aprendiz inexperiente; o carvalho mais alto foi primeiro uma pequena bolota. Esse é o curso contínuo da natureza. Esta vida é nossa infância; nós deveríamos ser aperfeiçoados no ventre, ou deveríamos nascer totalmente desenvolvidos? Deus deve subverter o curso da natureza para nós?

Onde Está Seu Coração?


É apenas justo que nosso coração esteja em Deus, quando o coração de Deus está tanto em nós.

Se o Senhor da glória pode inclinar-se tanto a ponto de fazer seu coração repousar em seres pecadores, feitos de pó, certamente seríamos persuadidos a pôr nosso coração em Cristo e na glória, e ascender a ele, que se digna a ser condescendente conosco, em nossos sentimentos diários!

Ó, se o deleite de Deus não estivesse mais em nós na mesma proporção que o nosso não está nele, o que deveríamos fazer?

Desejos Inflamados Por Deus


O cristão vivo é o consagrado. É nossa distância do céu que nos torna tão insípidos: é o fim que vivifica todos os meios, e mais vigoroso será nosso movimento, se observamos esse fim com freqüência e de forma clara.

Como os homens trabalham de forma incansável e se aventuram sem medo, quando pensam em um prêmio proveitoso! Como o soldado arrisca sua vida, e o marinheiro enfrenta tormentas e ondas; como eles, cheios de alegria, circundam a terra e o mar, e nenhuma dificuldade os intimida, quando pensam em um tesouro incerto e perecível!

Quanta vida seria acrescentada nos esforços do cristão se ele antecipasse com freqüência esse tesouro eterno! Corremos devagar, e esforçamo-nos de forma indolente, porque nos importamos muito pouco com o prêmio!

O Que Significa Receber a Cristo?


Receber a Cristo, não é somente, como alguns comentadores afirmam equivocadamente, receber sua doutrina; embora seja certo que sua doutrina deva ser recebida, e que o resto está implícito nisso. Mas quando o entendimento aquiesce em receber o evangelho, a vontade, de comum acordo, igualmente o recebe; e receber a Cristo inclui ambos. Esta é a verdadeira fé justificadora dos eleitos de Deus.

Não se trata, portanto, de uma recepção passiva, como a madeira recebe o fogo, e as nossas almas recebem as graças do Espírito; mas, sim, de uma recepção moral ativa.